"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.

12 dezembro 2010

Aprenda a desenhar um Bonsai - Nova Técnica.

A árvore desenhada aqui por mim pertence a coleção do amigo Bonsaísta Charles White. Gosto muito do trabalho dele e me sento feliz em poder desenha-la. Obrigado Charles por me permitir faze-lo.



Charles e sua Caliandra spinosa.


Esta é a árvore que desenharei. Vamos ao trabalho. Primeiro pegamos o papel e colocamos a foto da árvore por cima da folha.


Passamos para o papel usando um lápis 6b bem de leve, as linhas principais da árvore. Veja abaixo.



Passe para o papel a idéia básica que servira de orientação, faça isso passando o lápis levemente no papel. Se errar apague e faça outra vez.




Esse é um desenho que farei usando pontos e pequenos traços. Esse tipo de desenho produz um efeito muito agradável. Note abaixo.


Vá copiando da foto os detalhes. Comece por onde tiver mais confiança.







Agora vá preenchendo os detalhes com muitos pontinhos...



Se for necessário faça pequeninos traços, mas cuidado para que os traços não se destaquem aos pontos. Veja os detalhes a baixo



A parte escura é conseguido por se sobrepor muitos pontos um sobre o outro. Até aqui já tenho uma hora de desenhando. Veja os detalhes.


Continue fazendo o mesmo copa acima.


Duas horas depois...


Três horas e meia de muitos pontinhos 


Não é preciso desenhar todos os mínimos detalhes como se fosse uma foto. Note que o tronco e escurecido e deixado mais claro as partes que na foto estão mais claras. alguns traços interessantes são destacados as áreas mortas também. No geral estamos captando a excelência da árvore e o espírito que ela nos transmite. compare com a foto.



veja abaixo os detalhes.


Oito horas e meia de trabalho depois ...



Compare...


Correção de alguns detalhes e só falta assinar...


Ai esta. Espero que gostem.