"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.
Powered By Blogger

22 abril 2011

Chamaecyparis lawsoniana ´Albo-picta`* Kengai clássico - variante reta.

Chamaecyparis lawsoniana ´Albo-picta`* Kengai clássico - variante reta.


Infelizmente não tenho fotos da árvore antes de ser estilizada e nem logo depois de ter sido. Esta foto foi tirada alguns meses após ela ter sido fortemente podada e torcida. No momento da foto sua forte brotação indicava uma boa recuperação.

O galho que foi posto na horizontal outrora era a árvore principal e retilínea. ambos os ramos possuem a mesma espessura será preciso fazer com que a árvore que formará o ápice torne-se mais grossa que a árvore que formará a cascata.

Esta árvore teve o trabalho iniciado em março de 2008 - foi podada e aramada objetivando ser conduzida ao estilo Cascata variante classica - reta - e deixada crescer livremente por 6 meses quando os diverços arames foram retirados. A partir daí começaram as podas visando densificar a copa. Alguns arames foram colocados mais tarde para manter a forma. A foto acima foi tirada em Outubro de 2008.


Vista de outro ângulo. Uma boa adubação foi mantida durante todo o período.


Este trabalho foi feito em 20 de Agosto 2009 - Foi terminado o trabalho de tensão no ramo em queda e a árvorerecebeu sua forma final. Alguns galhos foram deixados sem poda isso provocara seu crescimento e eles ganharão grossura..
Quando o vigor for retomado ela será outra vez estilizado..

... após o inverno as cúpulas em cascatas serão podadas e se tornarão mais leves ...

vista de cima. Agora as ramadas estão mais cheias recuperadas da poda anterior


... após o inverno as cúpulas em cascatas serão podadas e se tornarão mais leves ...

25 de outubro 2010.

Vista de cima. A massa foliar ficou mais compacta com a boa rotina de podas. 25 de outubro 2010.


Fases do desenvolvimento
A figura desta árvore muito tem me incomodado. Há uma pertubação na Harmonia de todo conjunto. Isso se dá pelo fato de que existe um conflito entre a árvore de cima com a em queda. A árvore de cima possui um movimento de explosão de dentro para fora na horizontal - linha vermelha - Ao contrário da árvore de baixo onde a energia da árvore desce faz uma curva e volta verticalmente para cima ( Compare as duas fotos). A árvore de cima possui ramos horizontais que flutuam se afastando do tronco principal, - linha verde - enquanto a árvore de baixo possui seus ramos podados em meros pom-pons. Ainda temos na árvore de baixo uma curva monótona voltada para baixo seguido de uma reta, este movimento é quebrado por um movimento tortuoso do tronco principal e as curvas dos ramos que saltam dele num movimento contrário. Sem falar que o ápice esta no formato de Pom-pom e todas as massa de folhagem estão muito cheias. * Teremos que corrigir tudo isso para que aja uma harmonia em todo o conjunto.

Veja que já se pode notar que o tronco da árvore acima do vaso está agora bem mais grosso que o tronco da cascata.

compare antes e depois.



A  foto acima foi tirada em 5 Maio de 2011 Quando uma estilização foi feita na árvore em queda visando corrigir uma leve curvatura no tronco e dar forma ao ápice invertido. Após a intervenção ficamos com 8 massas de folhagem.  O segundo ramo e o terceiro se encontram na mesma altura , no inverno o  terceiro aramo será abaixado dando mais harmonia ao conjunto.



No Futuro  parte superior da árvore será reduzida e as massas de folhagens da árvore em queda também, isso dará mais equilíbrio a todo conjunto.


20 Maio 2011 - A copa será podada e ficará mais leve. Khozam.


Aguarde mais fotos.


Nenhum comentário: